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JEANNETTE MANARINNO - 2º ANO



CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS: AULA 28/08/2012





1.       Quais os efeitos do excesso de fertilizantes para o ambiente?
R: A criação de zonas mortas, e a degradação da água e do ar.

2.       O que são zonas mortas e como elas surgem?
R: Zonas mortas são áreas impróprias para o cultivo que surgiram com a utilização desenfreada de fertilizantes sintéticos.

3.       Quais os benefícios trazidos pela biotecnologia (manipulação genética) à agricultura? E a pecuária?
R: Alterações genéticas de vegetais que se tornam maiores e resistentes a pragas e mais resistente à condições adversar da natureza (como solo e clima) com relação a pecuária utilizam hormônios para aumentar a capacidade reprodutiva, o crescimento e o peso dos animais.

4.       Quais as possíveis consequências negativas da utilização dos produtos OGMs?
R: O primeiro problema da utilização de transgenicos e a não acessibilidade a esses produtos por parte dos países desenvolvidos, por seu alto custo financeiro.
Podem ocasionar danos à produção de alimentos como homogeneidade cada vez maior das espécies cultivadas, se uma nova praga surgir poderá afetar amplas áreas de cultivo, em várias regiões do planeta. Poderá ainda ocorrer o fim de uma espécie pura.

5.       Por que apesar do aumento da produtividade com os produtos OGMs ainda temos problemas de fome principalmente nos países subdesenvolvidos?
R: Porque tais produtos tem um custo muito elevado para serem utilizados em grande escala em países subdesenvolvidos, sendo assim sem capital suficiente a produção nos países desenvolvidos ainda é tradicional e ainda mais agravada pela má distribuição de renda ou maior concentração de renda.

1.       Por que há necessidade de separação do milho transgênico e do convencional? De que maneira essa separação deve ser feita?
R: O milho convencional sofre polinização pela espécie transgênica. A separação deve ser feita, basicamente, de dois modos: manter entre um e outro uma distância de 20 metros com 10 fileiras de milho convencional (que deveria ser descartado) ou manter entre uma espécie e outra uma distância de 100 metros.

2.       De que forma a variedade transgênica afeta a convencional?

R: Por meio dos agentes polinizadores, como o vento e os insetos, o pólen da variedade transgênica entre no estigma até chegar ao óvulo da planta não transgênica. A fecundação resulta em dois grãos transgênicos.

3.       Qual problema poderá também aparecer após a colheita?

R: Poderá haver a mistura do milho convencional com o milho transgênico.

4.       Com base no item anterior, o que você proporia para evitar o problema?

R: Intensificação da fiscalização na colheita e na distribuição do milho.




AULA/AVALIAÇÃO DIA: 05/06/2012




CADERNO DE QUESTÕES
1. Os anos 90 foram marcados por inúmeras transformações na geopolítica mundial. Dentre elas destacam-se:

I. Fim da Guerra Fria.
II. Ampliação da globalização econômica.
III. Maior disputa geopolítica-ideológica entre Leste-Oeste.
IV. Consolidação de uma política capaz de atender às demandas sociais e as do capital transnacional.
V. Divisão dos países entre Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos.

Está correto SOMENTE o que se afirma em

a) I e II.         
b) I, II e III.              
c) I, II e V.                 
d) III e IV.                 
e) IV e V.

RESPOSTA: A

2. Em meados de 1980, as estratégias político-econômicas conduzidas pelo novo secretário-geral do Partido Comunista, Mikhail Gorbatchev, acabaram contribuindo para o colapso da União Soviética e de seu regime socialista.
Sobre as estratégias, considere as seguintes afirmações.
I - A “Glasnost” tinha por finalidade revitalizar o socialismo através, entre outras reformas, de uma relativa democratização do sistema.
II - A não concessão de maior independência política aos Estados membros da União Soviética rendeu a Gorbatchev o apoio da ala conservadora do partido.
III - A “Perestroika” buscou reestruturar a economia estatal planificada, com o objetivo de impedir a crescente privatização dos meios de produção e a concentração fundiária.
Quais estão corretas?

a) Apenas a afirmativa I.           
b) Apenas a afirmativa II.         
c) Apenas as afirmativas I e II.
d) Apenas as afirmativas II e III          
e) As afirmativas I, II e III.

RESPOSTA: A

3. Muitos analistas consideram a China uma das principais potências do mundo contemporâneo, porque o país

a) ...possui armas nucleares e integra o Conselho de Segurança da ONU.
b) ...impõe seu estilo de vida sem antagonismos aos demais países asiáticos.
c) ...enfrenta os Estados Unidos em órgãos como a Organização Mundial do Comércio (OMC).
d) ...fez acordos militares com países do Leste Europeu e passou a liderar a região.
e) ...negocia com as principais potências econômicas do mundo sem restrições.

RESPOSTA:E

4. Entre 1945 e 1989 (Guerra Fria) existia a então Iugoslávia, com o fim da Guerra Fria, a antiga Iugoslávia e dividida em Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia e Montenegro. Essas significativas mudanças nas fronteiras de países da Europa Oriental nas duas últimas décadas do século XX, direta ou indiretamente, resultaram...

a) ...do fortalecimento geopolítico da URSS e de seus países aliados, na ordem internacional.
b) ...da crise do capitalismo na Europa, representada principalmente pela queda do muro de Berlim.
c) ...da luta de antigas e tradicionais comunidades nacionais e religiosas oprimidas por Estados criados antes da Segunda Guerra Mundial.
d) ...do avanço do capitalismo e da ideologia neoliberal no mundo ocidental.
e) ...da necessidade de alguns países subdesenvolvidos ampliarem seus territórios.

RESPOSTA:C

5. (Ufg) Com o fim da União Soviética, no início da década de 1990, surge uma nova ordem mundial que se caracteriza pela

a) ampliação do Estado do bem-estar social.
b) intensificação dos poderes da OTAN e do Pacto de Varsóvia.
c) formação de blocos econômicos regionais.
d) intervenção do Estado na economia e estatização de empresas.
e) oposição política e econômica entre os blocos do Leste e do Oeste.

RESPOSTA:C

6. O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade. O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apresenta.

a) o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado.
b) o fim da corrida armamentista e a redução dos gastos militares das grandes potências, o que se traduziu em maior estabilidade nos continentes europeu e asiático, que tinham sido palco da Guerra Fria.
c) o desengajamento das grande potências, pois as intervenções militares em regiões assoladas por conflitos passaram a ser realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com maior envolvimento de países emergentes.
d) a plena vigência do Tratado de Não Proliferação, que afastou a possibilidade de um conflito nuclear como ameaça global, devido à crescente consciência política internacional acerca desse perigo.
e) a condição dos EUA como única superpotência, mas que se submetem às decisões da ONU no que concerne às ações militares.

RESPOSTA:A


AULA DIA: 22/05/2012

O FIM DA GUERRA FRIA

http://www.4shared.com/office/cUT7tTz_/O_FIM_DA_ORDEM_BIPOLAR.html#e3kEAvK7PoQ63U1t.15





PROVA DO DIA - 15/05/2012

           

1. O embargo norte-americano a Cuba procura...

a) restabelecer o domínio capitalista naquela ilha do Caribe, a partir do fim do governo de Fidel Castro e do socialismo cubano.
b) reordenar forças no espaço latino-americano para frente à política econômica da União Europeia e do Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul).
c) cumprir princípios estabelecidos pela Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a instalação dos regimes democráticos na América Latina e no Caribe.
d) inserir Cuba no Mercado Comum da América do Norte (NAFTA), em função dos elevados níveis econômicos, de saúde e de educação que aquele país detém.

2. Logo após a Segunda Guerra Mundial instala-se a chamada Guerra Fria, também conhecida como equilíbrio do terror, quando se verificou a equivalência de forças altamente destruidoras baseada no equilíbrio nuclear com consequências para o mundo, dentre as quais destaca(m)-se:

a) a divisão da Europa em duas esferas de influência políticas e dois sistemas político-econômicos: Europa oriental-socialista, aliada da União Soviética, e Europa ocidental-capitalista, aliada dos Estados Unidos.
b) a França, que domina os países capitalistas ocidentais envolvidos na Segunda Guerra, e a Rússia, que domina os países da Europa oriental.
c) Um período de relativa paz, à exceção de algumas guerras civis muito localizadas, sem interferência das superpotências.
d) a diminuição drástica da corrida armamentista e uma ajuda dos Estados Unidos para a reconstituição dos países europeus, que sofreram grandes destruições durante o conflito mundial.
e) o Reino Unido capitalista que reforça a sua posição como grande potência sobre os demais países da Europa, por seu grande poder bélico.

3. “Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. (...) dividem-se em duas metades tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética.”
(HOBSBAWM, Eric L. Era dos Extremos.
São Paulo: Companhia das Letras, 1996.)
O período citado no texto conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:

a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.
b) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.
c) choque ideológico entre a Alemanha nazista/União Soviética stalinista, durante os anos 30.
d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.
e) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.

4. O Plano Marshall contribuiu de forma decisiva para:

a) a implantação do capitalismo nas antigas repúblicas da ex-União Soviética.
b) a reconstrução da Europa ocidental após a Segunda Guerra Mundial.
c) o processo de paz no Oriente Médio.
d) o desenvolvimento industrial dos tigres asiáticos.
e) a redução dos arsenais nucleares da Otan.

5. Derrotada nas duas guerras mundiais, a Alemanha esteve dividida por quarenta anos. A respeito das mudanças nas fronteiras alemãs, é correto afirmar que:

a) os acordos de Potsdam, no final da Segunda Guerra Mundial, dividiram o território alemão em três zonas de ocupação: norte-americana, germânica e russa.
b) a cidade de Berlim, localizada na ex-República Democrática Alemã – de regime socialista -, foi dividida em dois setores: o ocidental capitalista, de economia de mercado e o oriental socialista, de economia estatal.
c) a queda do muro de Berlim em 1989 possibilitou a reunificação da Alemanha, mas, ao contrário do que se previa, tal fato enfraqueceu sua condição de potência mundial, devido à xenofobia e à ação de grupos neonazistas.
d) a Alemanha Ocidental comandou o processo de reunificação do território germânico no final da década de 1980 sem altos custos, pois a Alemanha Oriental figurava entre os países europeus mais industrializados e de elevada renda per capita.



RESPOSTAS:
1 – A / 2 – A / 3 – E / 4 – B / 5 - B




AULA: 10/04/2012
Conforme combinado com alguns alunos estou postando duas apostilas

A primeira com a correção de exercícios da página 20
A segunda com a correção de exercícios da página 35
http://www.4shared.com/folder/kiOFC5iu/APOSTILAS.html

ATENÇÃO: A correção é muito importante para a compreensão do conteúdo, leia com bastante atenção. Copiar a correção somente para tê-la não cumpre sua função de enriquecer seus conhecimentos. Bons estudos.






Como foi visto na aula do dia 03/04/2012, caso de país capitalista com governo de postura socialista como é o caso da Rússia, na figura do presidente Putin.
O vídeo abaixo é uma verdadeira aula sobre a Rússia e suas condições econômicas, históricas e sociais.

Jornal da Cultura
Série: Geografia do Poder










AULA 27/03/2012 e 03/04/2012



AVALIAÇÃO

- Caracterize o processo de produção manufatureiro.

- Explique o que foi o mercantilismo.

- Cite as principais potências do período do capitalismo comercial.

- Qual o papel do Estado no mercantilismo?

- Qual o papel das inovações tecnológicas na fase do capitalismo comercial?

- O que foi o metalismo?

- Qual o papel da manufatura para a Revolução Industrial?


Segundo Tempo

CAPITALISMO INDUSTRIAL

·         Indústria é a principal atividade para o acúmulo de riquezas;

·         Doutrina econômica: LIBERALISMO CLÁSSICO OU ECONÔMICO

Características do Liberalismo:

- considerava a intervenção do Estado na economia nociva;
            - defendia a livre concorrência entre empresas e países;
            - adotava a Lei da oferta e da procura, ou seja, a lei de mercado;

·         Relações de mão de obra assalariada (mercado consumidor);

·         Entre as relações territoriais temos o imperialismo (repartição do continente africano e asiático)



CAPITALISMO MONOPOLISTA OU FINANCEIRO

·         Com a 2ª Revolução Industrial surge a necessidade de investimentos cada vez maiores, ocorrendo a união de vários empreendedores.

- Participação do capital bancário e financeiro.
            - Criação de monopólios e oligopólios.

OBS: pequenas empresas sem condições de desenvolvimento faliram ou foram incorporadas pelas grandes empresas.

·         Contou com ação direta do Estado na conquista de territórios da área de influência dos grandes monopólios industriais e financeiros.

·         Nova DIT (Divisão Internacional do Trabalho).

·         Foi marcado pelo neocolonialismo (representou uma nova divisão econômica e política do mundo)

- Colônias comerciais e as colônias de assentamentos;
            - Em alguns casos financiando até golpes de Estado contra governos democraticamente eleitos.
             - Conferência de Berlim (partilha da África sem respeitar as divisões étnicas).


AULA 20/03/2012

CAPITALISMO COMERCIAL

·         Comércio (acúmulo de riquezas)
 

Inovações tecnológicas levam à expansão do espaço geográfico através da expansão de portos e vias de comunicação.

- transformações às atividades econômicas, como por exemplo do artesanato à manufatura

·         Principais potências – Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra e França.

·         Doutrina política e econômica: MERCANTILISMO

- Fortaleceu a unificação territorial a partir de um governo centralizado – Estados nacionais europeus.

- Relações espaciais baseadas: na escravização – comercialização da mão de obra africana; e exploração colonial com a produção agrícola e extração mineral.

- Defendia o fortalecimento do Estado por meio do metalismo e do controle da economia por parte do governo;

- Seu objetivo: promover a expansão comercial e proteger o mercado interno para acumular riquezas.

- Surge o conceito de balança comercial favorável “vender mais e comprar menos”.



DESENVOLVIMENTO DA MANUFATURA

Características da manufatura:

- utiliza ferramentas simples;

- divisão de tarefas;

- processo manufatureiro em pequenas oficinas como confecções de calçados.



Consequências da manufatura:

- aumento da produtividade;

- aumento dos lucros para os donos das manufaturas.


ARTESANATO / MANUFATURA / INDÚSTRIA


AULA 13/03/2012


AVALIAÇÃO 

AULA 06/03/2012



Aula com slide sobre o período da Guerra Fria/Ordem Bipolar






AULA 28/02/2012

PRIMEIRO BIMESTRE
FOCO: GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
  • Compreender a organização do espaço mundial considerando os aspectos históricos e geopolíticos do mundo no século XX: Pós-Segunda Guerra; a Guerra Fria; as organizações políticas, econômicas e militares; o colapso do socialismo; as novas fronteiras.
  • Compreender e analisar os fluxos e as redes – em diferentes aspectos e escalas – que estão envolvidos no processo de globalização.
  • Discutir a importância da ciência e das tecnologias no contexto da globalização.
  • Identificar as características do mundo contemporâneo e compreender os processos de fragmentação e exclusão em diferentes setores e escalas.
  • Discutir a questão das redes ilegais da globalização.
  • Contextualizar o papel do Brasil no mundo globalizado – formação de blocos e parcerias.

Para a próxima aula

Ler a unidade I do livro (páginas 9 até 18)

Exercício

1. O principal objetivo do capitalismo é:

a) acúmulo de capital.
b) desenvolvimento tecnológico.
c) bem estar da população.
d) a implantação da democracia.

2. Em cada fase do capitalismo uma determinada atividade econômica é responsável por atender o seu principal objetivo, na fase do capitalismo industrial essa atividade é:

a) a indústria.
b) o comércio.
c) a propaganda.
d) os serviços financeiros.

3. Período em que ocorreu a modificação no modo de produzir, acarretando o surgimento de um novo modo de sociedade.

a) Revolução Francesa.
b) Revolução Industrial.
c) Revolução Inglesa.
d) 3ª Revolução Industrial

4. A mudança no modo de produção acarretou, mudança no modo de consumo. Uma das consequências negativas desse fato é:

a) degradação dos recurso naturais.
b) o maior acesso à equipamentos tecnológicos.
c) o fim do trabalho escravo.
d) maior acesso à moradias de qualidade.

II - Coloque verdadeiro ou falso.

(       ) O espaço humanizado no qual encontramos uma natureza socialmente transformada pelas mãos do ser humano.
(       ) O espaço geográfico é composto apenas de fixos e fluxos.
(       ) O homem com a tecnologia pode atualmente controlar os fenômenos da natureza evitando mudanças no espaço geográfica muito intensas.
(       ) A junção do capital e tecnologia gera mudanças no espaço geográfico.
(       ) Quanto mais desenvolvido for um país, menores serão suas necessidades de utilizar tecnologia.

Bom trabalho!
















Aula 06/09/2011

Exercícios para visto em 20/09/2001

Conceitos de: Urbanização, cidade, áreas urbanas, áreas rurais, megalópole, metrópole regional, metrópole nacional, cidades globais ou metrópoles mundiais, megacidades, desenvolvimento sustentável, exclusão socioespacial, fundamentalismo, desemprego estrutural, xenofobia, rede urbana e hierarquia urbana.

Avaliação bimestral dia 20/09/2011

Assunto: Demografia (população) e movimentos migratórios.



Não esquecer.

Trabalho sobre movimentos migratórios para fazer e entregar nesta quarta dia 14/09/2011

1 - Os grandes movimentos migratórios mundiais - 1500 - até os dias atuais
2 - Os movimentos migratórios do território brasileiro (internos, ou seja, entre regiões.)

Capa com identificação, manuscrito.

Cada item vale um (1) ponto.




População Mundial - Codições


Population, Resources and Development from Ecumene on Vimeo.





AULA  8

Atividade agrícola

  • responsável pelas primeiras grandes transformações no espaço geográfico.
  • praticada às margens de grandes rios, onde se desenvolveram as primeiras grandes civilizações.
  • o excedente da agricultura deu origem ao comércio (troca) e nos locais onde ocorriam as trocas desenvolveram-se várias cidades.
Da Revolução Agrícola à Revolução Verde

A Revolução Industrial possibilitou a evolução das técnicas agrícolas (Revolução agrícola) levando ao aumento na produtividade sem aumentar as áreas de cultivo.

Os períodos de expansão colonial constituiram fases importantes da expansão agrícola e da migração de sementes pelo mundo.

Plantation: Sistema agrícola para a produção de gêneros alimentícios e de matéria-prima voltados ao abastecimento do mercado europeu.

Características básicas  do sistema de plantation
- sistema monocultor.
- praticada em latifúndios
- com mão de obra barata ou escrava.

Após a 2ª Guerra Mundial, promovida pelos Estados Unidos, deu-se início a chamada Revolução Verde. Ocorreu as seguintes iovações:

- novas técnicas de cultivo
- equipamentos para mecanização
- fertilizantes, defencivos agrícolas e sementes selecionadas.



 AULA  7  


Urbanização mundial e brasileira

·         Analisar a urbanização no século XX, e o crescimento das metrópoles em diferentes contextos e escalas.
·         Comparar o processo de urbanização entre diferentes grupos de países.
·         Relacionar o processo de urbanização com o processo de industrialização.
·         Compreender a rede hierárquica de cidades, e suas especificidades.
·         Apreender o processo de urbanização brasileira, considerando seus aspectos socioespaciais - habitação, segurança, lazer - identificando processos de segregação espacial.
·         Reconhecer o espaço urbano como o espaço do encontro das diferenças e do exercício da cidadania, valorizando as diferentes manifestações culturais urbanas.

Conceitos importantes
Cidades
·         As cidades sempre tiveram e têm uma enorme importância política e econômica, pois concentram populações que constroem laços culturais, econômicos, políticos e criam tradições.
·         Refletem as diferenças sociais e o acesso a serviços e bens na sociedade contemporânea.
·         As cidades com grande concentração populacional e que tem a maioria dos seus habitantes dedicando-se às atividades secundárias (indústrias) e terciárias (serviços) são classificadas como centros urbanos.
·         Por causa do tipo de atividade que se desenvolve exercem forte atração sobre os habitantes do meio rural (atividades primárias – atividades agrícolas, extrativas e mineradoras).
·         O meio urbano fornece produtos industriais e os mais diversos tipos de serviços.
·         As cidades podem ser planejadas ou espontâneas.

Urbanização – é o processo de transformação de uma área através da modificação de sua atividade econômica, passando por isso a atrair a população de outras áreas aumentando assim o seu contingente populacional. Este espaço deixa de ser rural (atividades rurais) para se tornar um espaço urbano (atividades dos setores secundário e terciário).

Metrópoles – ocorrem quando o processo de urbanização e de industrialização gera a concentração das atividades comerciais e dos serviços mais importantes em algumas cidades, acumulando capital e poder político nesses espaços urbanos.

Países desenvolvidos – países que possuem boas condições econômicas, sociais e política.

Países subdesenvolvidos – países que não possuem boas condições econômicas, sociais ou políticas. Ou até mesmo problemas nas três situações ao mesmo tempo.

Revolução Industrial – foi a modificação no modo de produzir, com a introdução de máquinas e novas técnicas de produção para aumentar a produtividade e consequentemente aumentando o lucro.

Industrialização – é a instalação de indústrias em uma determinada região.
Rede Hierárquica de cidades – É a relação de dependência entre as cidades, conforme o tipo de atividade econômica e sua importância política, econômica e social

ATIVIDADE



1. Por que atualmente há países como Brasil, Rússia, Índia e China podem se tornar potências mundiais?

2. Por que se formou a BRIC, já que não é um bloco econômico e nem uma aliança militar?

3. Por que ocorreu o calapso dos socialismo, causando o fim da Guerra Fria?

4. Cite uma característica da nova ordem mundial que a torne diferente da ordem bipolar.

          x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x


AULA 6


A nova ordem mundial: O mundo multipolar


·         Apenas alguns países adotam ainda o sistema socialista: China, Cuba, Coreia do Norte.

·         Países como Inglaterra, França, Itália e Alemanha reunidos em torno da União Europeia e Japão no continente asiático dividem com os EUA a hegemonia mundial do plano econômico.

·         O Chamado mundo multipolar, que despontou no início da década de 1990, constitui uma realidade global comandada de maneira hegemônica pelo sistema econômico capitalista.

·         Atualmente outros países vem despontando como possíveis potências no cenário geopolítico mundial. São eles os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).

BRIC – Não é um bloco econômico e não é uma aliança militar. Apesar de muitas diferenças, há pontos em comum e interesses convergentes entre os quatro países. Um dos objetivos comuns desses quatro países está, antes de tudo, mostrar unidade frente às potências já estabelecidas e discutir as estratégias para terem maior participação nas decisões políticas e econômicas que afetam o mundo a fim de terem maior projeção internacional.

OBS: O fato de estarem se tornando possíveis potências mundiais no atual cenário econômico internacional, não significa estarem se desenvolvendo plenamente, pois ainda resta a questão da qualidade de vida da população de seus respectivos países como a melhoria real dos índices econômicos e sociais internos, bem como uma menor desigualdade social entre sua população.


AULA  5 

NOVA ORDEM MUNDIAL - ORDEM MULTIPOLAR

                 Com o colapso do socialismo*, uma nova ordem geopolítica mundial surge. A chamada nova ordem mundial tem como principal característica a multipolaridade, por esse motivo a nova ordem mundial é chamada ordem multipolar.

Inicialmente a nova ordem mundial tem três novos polos de poder (potências): Estados Unidos (superpotência), Europa e Japão. Nessa nova ordem o que determina o pode de uma nação é sua condição econômica.

 * Colapso do socialismo – o socialismo real caracterizou-se por um sistema político-econômico marcado por uma ditadura.

- partido único (unipartidarismo);

- era vetada a participação e a opinião pública nas decisões do país, a liberdade de pensamento e de expressão individual ou de grupos sociais;

- os altos funcionários do governo usufruíam de privilégios vetados aos trabalhadores, gerando desigualdades sociais e um pesado ônus para toa a sociedade soviética.

- o obsoletismo das tecnologias dos setores agrícolas e industrial, levou a queda da produtividade e ao desabastecimento de bens, de consumo e os altos gastos públicos geraram uma crise econômica, social e política.

Nessas condições, surge a pressão popular desses países socialista, junto outros países, temos o fim da URSS, a reunificação alemã e o então fim do mundo socialista.


EXERCÍCIOS  DE FIXAÇÃO

1.     Entre os dois sistemas existentes, capitalista e socialista, qual deles era responsável por uma desigualdade social? Explique porque isso ocorre.

2.     Explique porque motivo surge o socialismo.

3.     Cite as fases do capitalismo respeitando a ordem cronológica.

4.     Explique a função do mercado consumidor para o sistema capitalista.

5.     O que é coletivização ou socialização dos meios de produção?

6.     Qual a função do Estado na economia de um país socialista?

7.     O Bem estar social é objetivo de qual dos dois sistemas político e econômico?

ATENÇÃO: Tente primeiro responder sem olhar as respostas, consulte a sua folhinha ou o livro do ano anterior de Geografia da página 213 até a página 219, de onde eu tirei o resumo dado em sala de aula. Somente após isso verifiquem as possíveis respostas colocadas por mim abaixo. Sejam honestos com vocês mesmos. Vocês só têm a ganhar.
Também não esqueçam que mesmo que resposta não esteja igual, não significa que esteja errada, qualquer coisa envie-me por e-mail que eu verifico para vocês. Enviem por e-mail suas dificuldades também.

RESPOSTAS

1. O sistema responsável por uma maior desigualdade social é o capitalismo, porque permite a divisão de classes onde uns podem ganhar muito mais que outros através de lucros imensos, porque são proprietários dos meios de produção.

2. O socialismo surge da necessidade de combater a exploração exercida pelo capitalismo. Principalmente a exploração do dono das indústrias que exploravam de maneira desumana tanto homens quanto mulheres e crianças. Não havia acesso a educação e saúde ou saneamento básico para todos.

3. As fases do capitalismo foram respectivamente comercial, industrial e monopolista ou financeira.

4. No capitalismo o mercado consumidor tem o poder de determinar as produções, como por exemplo que tipo de produtos a serem produzidos de acordo com a vontade do consumidor.  Não se esqueça que no capitalismo ocorre a indução por parte da propaganda para que um produto seja bem aceito e principalmente desejado pelo consumidor.

5. Coletivização ou socialização dos meios de produção é quando eu tenho propriedades privadas e torno comuns à sociedade ou à população e que passa a ser administrada pelos governos, ou seja, Estado. A intensão dessa coletivização é diminuir a desigualdade social.

6. Em um país socialista o papel do Estado é controlar todo o processo econômico, inclusive gerando emprego para todos, para que não houvesse desemprego, mesmo que para isso tivesse que criar uma indústria ou algum estabelecimento comercial ou até mesmo uma grande obra de infraestrutura.

7. O Bem estar social é objetivo do sistema socialista, mesmo que para isso ele tivesse que gastar mais do que ganhar.


Procurem se possível no youtube pelo filme "Daens: Um grito de justiça" - ilustra muito bem a exploração dos donos das fábricas sobre seus funcionários.

Espero ter ajudado.
Bom estudo!



AULA - 4  

 A ordem bipolar é a disputa ideológica entre socialistas e capitalistas. Para entendermos o que foi essa ordem é necessário entender um pouco sobre cada um dos sistemas citados.

CAPITALISMO

·         No processo histórico de consolidação do capitalismo, este passa por sucessivas fases como a comercial, industrial e monopolista (financeiro).

·         Mesmo passando por fases com diferentes características algumas delas são fundamentais e estão presentes em qualquer uma das fases. São elas:

- sociedades dividida em classes;
- predomínio da propriedade privada;
- busca do lucro e acumulação do capital
- economia de mercado (Lei da oferta e da procura).

SOCIALISMO

·         O socialismo é um conjunto de ideias que surgiu (final do século XVIII) com o objetivo de derrubar o capitalismo e instaurar uma sociedade mais justa e igualitária.

·         Dentre os tipos de socialismo há o utópico, científico e real.

·         Cada país adota o socialismo real adaptado à sua realidade, porém há algumas características que são comuns em qualquer país que o adota. São elas:

- Sociedade sem divisão de classes;

- socialização dos meios de produção;

- economia planificada e controlada pelo Estado (planejamento estatal centralizado – planos quinquenais).

Fonte de consulta: Geografia – Espaço e Vivência – Levon Boligian e Andressa Alves


ATIVIDADE

1. Explique a relação existente entre o período da Guerra Fria e a ditadura militar.
- A ditadura militar no Brasil foi uma forma de evitar a entrada do sistema socialista no território brasileiro.

2. Explique porque a queda do muro de Berlim foi um marco para o fim da Guerra Fria.

- Porque simbolizou o fim de um mundo dividido em dois poderes, socialistas e capitalistas.

3. Qual o critério utilizado para determinar o poder de uma nação no período bipolar?

- O poder de armamento, ou seja, o poder bélico de uma nação.

4. O que foi a ordem bipolar?

- Foi um conflito ideológico mundial entre capitalistas e socialistas.

5. Explique o porquê dos conflitos ocorridos na guerra como por exemplo a guerra do vietnã.

- A luta por áreas de influência, capitalista ou socialista.

6. Cite as potências que representavam cada um dos sistemas políticos.

- Capitalista - Estados Unidos da América - EUA
- Socialista - Antiga União Soviética - URSS


AULA - 3

A GEOPOLÍTICA DO PÓS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: GUERRA FRIA
PERÍODO BIPOLAR

Período de conflito ideológico entre dois grupos: Capitalistas e Socialistas (Sistema político e econômico).

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DESSE PERÍODO:

* As principais potências mundiais (as que detém a maior hegemonia/poder mundial): Estados Unidos da América -EUA (Capitalista) e antiga União Soviética - URSS (Socialista).

* O Principal mecanismo que identificava o poder de uma nação era sua capacidade bélica, que na época era de tecnologia nuclear.

* No período da Guerra Fria ocorrem alguns conflitos que sofrem a intervenção tanto norte americana quanto soviética com a intenção de disputa por área de influência. Como exemplo podemos citar a Guerra da Coreia e Vietnã, descolonização do continente africano e asiático, a revolução cubana, os conflitos no Oriente Médio, a questão da divisão da Alemanha, as questões ditatoriais principalmente na América Latina, dentre outros.
* O período da Guerra Fria foi denominado período de "Paz armada", porque em função da ameaça nuclear não chegou a ocorrer de fato uma guerra com esse armamento, justamente pelo perígo que este representava. Contudo assombrou o mundo ao longo de todo período Bipolar.

* Apesar de ser uma organização geopolítca mundial denominada bipolar, havia ainda um terceiro grupo subdividido de acordo com a influencia que recebia. Era o chamado terceiro mundo, que era composto pelos países não diretamente envolvidos no conflito (países não alinhados). Contudo estavam divididos ou sob a influencia capitalista, ou sob a influência socialista.

Observe o mapa abaixo.
                                               MAPA MUNDIAL ORDEM BIPOLAR


AULA - 2

- Compreender a organização do espaço mundial considerando os aspectos históricos e geopolíticos do mundo no século XX:

Não precisamos decorar as datas dos acontecimentos, mas é preciso saber se situar no tempo. Para facilitar nosso estudo, façamos a chamada linha do tempo.

1500            1600             1700             1800             1900             2000
|__________|__________|__________|__________|__________|__________
Século XVI        XVII           XVIII            XIX                XX              XXI
Grandes                                      1ª R.I.                          Guerra
Navegações                                                                     Fria

Vamos estudar um período que ocorreu no século XX, então façamos a linha do tempo do século XX.                                                
1900                 1945             1961                              1989    1991                2000
|______________|____________|___________________|______|____________|
                        2ª G.M         Construção                     Queda   Fim da URSS
                                              do muro                         do muro
                                            de Berlim                        de Berlim
                              |_____________________________________|
                                   Período da Guerra Fria = Ordem Bipolar
                                            Capitalistas x Socialistas



AULA - 1

PRIMEIRO BIMESTRE
FOCO: GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

  • Compreender a organização do espaço mundial considerando os aspectos históricos e geopolíticos do mundo no século XX: Pós-Segunda Guerra; a Guerra Fria; as organizações políticas, econômicas e militares; o colapso do socialismo; as novas fronteiras.
  • Compreender e analisar os fluxos e as redes – em diferentes aspectos e escalas – que estão envolvidos no processo de globalização.
  • Discutir a importância da ciência e das tecnologias no contexto da globalização.
  • Identificar as características do mundo contemporâneo e compreender os processos de fragmentação e exclusão em diferentes setores e escalas.
  • Discutir a questão das redes ilegais da globalização.
  • Contextualizar o papel do Brasil no mundo globalizado – formação de blocos e parcerias.